Investir em uma dieta sem glúten está em alta, mas na verdade a maioria das pessoas não conhecem essa proteína e nem sabem o porquê de cortá-la da alimentação.
Mas, também existe um grupo de pessoas que tem intolerância ao glúten e não podem consumir produtos que o contenham.
Esse grupo vem crescendo devido à quantidade exorbitante que consumimos de glúten todos os dias, a base da nossa alimentação se tornou apenas de carboidratos simples.
Por isso, selecionamos aqui alguns alimentos que não contém glúten em sua composição para que você possa diminuir a quantidade consumida todos os dias.
O que é o glúten:
O glúten é uma proteína que está presente no trigo, na cevada e no centeio. Ele é o responsável pela elasticidade presente nas massas, e a maciez dos pães.
Essa proteína não faz mal para a saúde e vem sendo criticada injustamente, o que acontece na verdade é que hoje consumimos muito mais produtos ricos em glúten.
Nossa alimentação deixou de ser à base de legumes, verduras, frutas e carnes para se tornar uma alimentação baseada em carboidratos simples, pães, massas, lanches rápidos.
É esse excesso que causa problemas, o glúten, quando é consumido em grandes quantidades, se torna inflamatório e isso desencadeia dor abdominal, inchaço e até problemas intestinais.
Quando cortar o glúten:
O glúten só precisa ser cortado da alimentação daquelas pessoas que foram diagnosticadas por um médico com doença celíaca, nesses casos o glúten causa efeitos graves e por isso não deve ser ingerido.
Na maioria das vezes os sintomas são apenas uma resposta do organismo ao excesso, mas caso você desconfie que tem a doença celíaca, procure um médico para que ele possa identificar melhor o seu problema.
Caso seu problema seja apenas a alimentação inadequada, basta a mudança de alguns hábitos, como por exemplo consumir mais frutas e verduras e diminuir os lanches e fast foods.
Para te ajudar, a seguir selecionamos uma lista com os alimentos que não contém glúten.
Alimentos sem glúten:
- Frutas: Nenhuma fruta contém glúten, adicione mais frutas à sua dieta como substituição aos lanches.
- Verduras: As folhas também não contém nenhum traço de glúten, cuidado com saladas prontas e com molhos, nesses casos o glúten pode estar presente.
- Legumes:Os legumes são outro grupo que pode ser consumido sem preocupação pois não contém glúten. Cuidado com as batatas que são muito calóricas.
- Carnes: As carnes não contém glúten, mas os embutidos, como linguiça, salsicha e presunto podem conter.
- Farinha de amêndoa, farinha de mandioca, amido de milho, fécula de batata, fubá. Essas são opções de farinhas que não contém glúten.
Vale a pena conferir também a lista completa de alimentos ricos em glúten divulgado pela Sociedade Brasileira de Nutrilão.