A vitamina B6 pode ser apresentada em diferentes formas: piridoxina, piridoxal, piridoxamina  ou 5fosfato, seu nome científico.

A vitamina B6 é uma vitamina hidrossolúvel e desempenha um papel chave na conversão das proteínas consumidas na dieta até obter os aminoácidos que formarão finalmente parte das proteínas musculares.

Acredita-se que algo em torno de 80% das reservas corporais são provenientes de vitamina B6 encontrados no tecido muscular. Mas não pode estimular diretamente a síntese de proteínas musculares como algo que só se faz  em sua presença. Além disso, também sabe-se que ela contribui para a síntese normal do aminoácido cisteína.

A piridoxina cumpre um importante papel no metabolismo das proteínas, para manter os níveis ideais de vitamina B6 é necessária para os atletas que treinam com alta intensidade ou volume, especialmente aqueles que procuram aumentar a massa muscular.

A vitamina B6 intervém no metabolismo do glicogênio e ajuda a manter um metabolismo energético normal.

Graças a seu papel na formação de neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina; a vitamina B6 desempenha um papel vital no funcionamento do sistema nervoso, contribuindo para a função psicológica e o estado de ânimo.

Esta vitamina pode, por sua vez, melhorar a qualidade de vida, mantendo o sistema imunitário forte e saudável.

Além disso, esta vitamina desempenha funções importantes na regulação de água e o equilíbrio hormonal.

Outras funções da vitamina B6 no organismo humano incluem o funcionamento normal da homocisteína, formação normal dos glóbulos vermelhos e a sua contribuição ajuda a diminuir o cansaço e a fadiga. A vitamina B6 também é necessária para a síntese de carnitina, essencial no processo de conversão de gorduras em energia.

vitamina b6 para que serve

Sinais da falta de vitamina B6

A deficiência de vitamina B6 e sua relação com a dor muscular e articular, depressão, anemia, osteoporose, confusão, depressão, irritabilidade, úlceras na boca e a língua. Dor nas articulações pode causar danos aos nervos, e que pode ser experimentado por alguns atletas durante os treinos intensos.

As pessoas que consomem dieta em proteínas, como é o caso de atletas e desportistas, têm uma maior necessidade de vitamina B6.

Os requerimentos de vitamina B6 também estão aumentados durante altos níveis de estresse físico ou emocional, pessoas alcoólicas, com alterações renais ou doenças auto-imunes como a artrite reumatóide ou doença de Crohn.

Fontes de vitamina B6

As principais fontes de alimentos, incluindo carnes, frango, peixes, levedura de cerveja, leguminosas, nozes e ovos. Pode também ser encontrado em alimentos ricos em amido, como batatas. Devido a que grande parte dos nutrientes se perdem por cozimento e processamento, muitos cereais e produtos de soja, substitutos da carne foram suplementado com vitamina B6.