Probióticos – alimentos ricos e como usá-los

As bactérias são organismos que sempre estão sendo associados a doenças, entretanto existem diversas bactérias que fazem bem para o organismo, principalmente aquelas que estão presentes no intestino. Entretanto, o desequilíbrio ou aumento de organismos nocivos nessa região pode causar diversas doenças, é nesse momento que os alimentos probióticos são importantes.

Os probióticos são alimentos à base de micro-organismos vivos que, quando administrados em quantidades corretas, proporcionam diversos benefícios ao organismo do indivíduo, pois neles estão presentes as bactérias que são reconhecidas como ‘boas’.

Benefícios dos probióticos

Os probióticos trazem diversos benefícios para a saúde, veja abaixo que são eles:

  • Equilibram a flora intestinal;
  • Ajudam a melhorar a imunidade;
  • Favorecem o bom funcionamento do intestino;
  • Ajudam a manter a saúde da região íntima;
  • Ajudam a diminuir o risco de doenças bucais;
  • Podem auxiliar na redução do colesterol ruim;
  • Favorecem a redução de acnes;
  • Possuem papel importante na redução do risco de câncer colorretal;
  • Podem ajudar na redução de estresse e ansiedade;
  • Os probióticos podem até mesmo beneficiar a memória de pessoas com Alzheimer.

Alimentos ricos em probióticos e como usá-los

Conheça alimentos ricos em probióticos e saiba como usá-los. Lembrando que todos os alimentos devem ser consumidos sem exageros para não gerar nenhum desequilíbrio.

Iogurtes probióticos

Esses iogurtes são enriquecidos com probióticos e por isso possuem uma concentração maior desses micro-organismos, do que o iogurte comum, que também contém probióticos. Para aproveitar os seus benefícios basta apenas consumir iogurte regularmente.

Kefir

O kefir é um alimento criado por meio do cultivo de probióticos. Para usá-lo é preciso misturar 1 colher de sopa de grãos kefir com 2 xícaras de leite e aguardar de 36 a 48 horas.

Picles

Os picles são pepinos que ficam imersos em uma solução de água e sal, e assim são fermentados pelas próprias bactérias. Você pode comer o picles sozinho ou ainda colocá-lo em saladas ou sanduíches.

Azeitonas curadas

Esse tipo de azeitona possui as mesmas características do picles. Você pode usá-la da mesma forma que azeitona comum, em pratos quentes ou frios.

 Kombucha

Kombucha é uma bebida feita a partir da fermentação do chá preto ou verde, é rica em probióticos porque é fermentada por uma colônia de bactérias e levedura. Para usar esse alimento você deve preparar a bebida ou comprar pronta.