Porque não consigo lembrar dos meus sonhos?

Há algumas explicações possíveis para sonhos que não podem ser lembrados. Em primeiro lugar, é possível que o sono REM não esteja ocorrendo (ou pelo menos não ocorrendo tanto quanto o normal). Os medicamentos podem suprimir o sono REM. Em particular, os antidepressivos parecem ter uma influência poderosa ao atrasar o início ou reduzir a quantidade de sono REM. O álcool também pode atuar como um supressor de sono REM, pelo menos até que passe o efeito.

Se o sono REM está ocorrendo, os sonhos vívidos que estão associados a ele podem não ser lembrados. Se houver uma transição do sono REM para outro estado de sono (na maioria das vezes Estágio 1 ou Estágio 2), antes de recuperar a consciência, os sonhos podem ser esquecidos.

Como regra geral, os sonhos desvanecem-se rapidamente depois de acordarem. Os sinais elétricos e as assinaturas químicas que constituem a experiência do sonho podem desaparecer à medida que se segue a vigília, como uma mensagem escrita num espelho enevoado que desaparece à medida que o vapor evapora. É possível que elementos do sonho sejam lembrados mais tarde, talvez desencadeados por uma experiência que reativa a mesma área do cérebro que criou o sonho da noite para o dia.

Sonhos particularmente memoráveis podem criar uma impressão que persiste por décadas. Contar o sonho a outra pessoa pode ajudar a estabilizar a memória. Sonhos (ou pesadelos) que estão associados com emoções intensas, incluindo medo, também podem ficar na mente. A amígdala é uma área do cérebro que pode ajudar a provocar estes sonhos carregados de emoções.Os distúrbios do sono podem ter impacto na memória do sonho.3 a apneia obstrutiva do sono não tratada também pode contribuir para o sono REM fragmentado como a respiração perturbada ocorre devido ao relaxamento dos músculos das vias aéreas. Para alguns, isso pode levar a um aumento da memória de sonhos (incluindo sonhos de afogamento ou asfixia).

Apnéia do sono pode também levar à privação de sono REM e terapia eficaz CPAP pode causar uma profunda recuperação do sono REM. As pessoas com narcolepsia também experimentam transições súbitas do sono que contribuem para recordar sonhos, alucinações relacionadas com o sono e paralisia do sono. Os maus hábitos de sono, o stress e as condições psiquiátricas também podem fragmentar o sono e aumentar o sonho e a memória.