Se acha que o teu cabelo está a diminuir cada vez que te olha ao espelho, não está sozinho. Mais de metade dos homens com 50 anos ou mais têm sinais de perda de cabelo. Atinge 4 em cada 5 homens aos 70 anos.
Porquê? Normalmente é algo que se pode culpar na árvore genealógica, mas há várias outras razões possíveis.
Genética

Calvície padrão masculino — você pode ouvir isso chamado de alopecia androgenética — é desencadeada pelos genes que você recebeu de seus pais. Exatamente como é herdado não é claro, mas tende a ser administrado em famílias. Então, se você tem parentes próximos que estão carecas, você é mais provável de tê-lo, também.
Os médicos não entendem totalmente por que certas mudanças hormonais causam encolhimento dos fios, ou por que o processo de careca gradualmente acontece no mesmo padrão para a maioria dos homens. Mas normalmente começa com um desbaste da linha de cabelo acima dos templos e da coroa.
Dependendo da sua história familiar, o padrão masculino de calvície pode começar tão cedo quanto a sua adolescência. Não só o seu cabelo vai ficar mais fino, mas pode ficar macio, fino e mais curto.
Questões Médicas
A perda temporária de cabelo pode ser um sinal de um problema médico, como anemia ou problemas da tiroide. Uma dieta pobre em proteínas e ferro também pode fazer com que o cabelo fique fino.A perda de cabelo pode ser um efeito secundário de certas drogas para as quais toma:
- Câncer
- Artrite
- Depressão
- Hipertensão
- Cardíaco
Tratamento de radiação ou quimioterapia pode causar perda generalizada de cabelo, mas geralmente o seu cabelo vai crescer de volta com o tempo, uma vez que os tratamentos terminam.
Estresse
Perda de peso súbita ou excessiva, um choque físico ou emocional grave, cirurgia, ou até mesmo febre e gripe pode trazer perda de cabelo que pode durar vários meses.
Infecção
Coisas como minhocas podem criar manchas escamosas no couro cabeludo e pontos carecas. O cabelo geralmente volta a crescer após o tratamento.