Os benefícios do Açaí para a saúde – Veja aqui quando comer!

O açaí é uma fruta da Amazônia muito popular por conta do seu alto valor calórico e protéico. Recentemente, tornou-se a queridinha dos nutricionistas e do mundo fitness devido a sua ajuda nutricional na composição das dietas específicas para treinos ou para dar energias num dia agitado, como na praia. Aqui você confere os benefícios e curiosidades do açaí, uma fruta brasileira que conquistou o mundo.

beneficios do acai

Suplemento natural

Esta fruta por si só, não tem contra indicações, é uma fruta totalmente natural e segura, como acontece com a maçã ou a laranja.

O problema apresenta-se em fórmulas e suplementos que existem atualmente no mercado, os quais além de levar o açaí levam substâncias (como por exemplo, o guaraná, o qual é outro dos maravilhosas descobertas do Amazonas, é um xarope que com freqüência é usado como estimulante e supressor do apetite.)

Não produz os sintomas conhecidos como efeitos colaterais. No entanto, sempre é bom fazer uma consulta médica em crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas ou em período de amamentação para descartar possíveis alergias e verificar que, se está a tomar medicamentos ou outras substâncias naturais, o açaí não interferirá com esses tratamentos.

Extremamente nutritivo

Além do uso de seus frutos como alimento, a palmeira do açaí tem outras aplicações comerciais. Entre estas podem incluir:

Com as folhas que se podem fazer chapéus, esteiras, cestos, vassouras e a palha para cobrir o telhado das casas.

Com a madeira do tronco, a qual é muito resistente aos parasitas, podem-se construir casas.

As sementes podem ser moer e utilizar como alimento para o gado ou como componente do solo orgânico para as plantas.

As sementes plantadas são utilizadas para a nova ação da palmeira que, sob condições de crescimento corretas, requer meses para formar mudas.

Curiosidades sobre a fruta

  • O mercado de açaí é uma fonte de renda muito importante para o Brasil e oferece, especialmente ao pequeno camponês, uma ocupação segura com tendência crescente. Em Belém (no amazonas brasileiro), há um enorme mercado de fruta de açaí chamado Feira, o qual possui de 70 a 120 vendedores que vendem mais de 200.000 kg de fruto de açaí diariamente durante a estação seca.
  • As bebidas preparadas a partir do fruto do acaí são vendidos por $ 2 o litro nas ruas de Belém.
  • Os índios da Amazônia que utilizam em sua dieta diária o açaí são conhecidos por sua longevidade.
  • O suco de açaí é comumente referido como um dos alimentos anti-envelhecimento por excelência do mundo. O açaí é também conhecido como “viagra da amazônia” e acredita-se que aguda a melhorar a resposta sexual, já que ajuda a melhorar a circulação do sangue.
  • Por ser uma fonte de vitaminas e minerais que o açaí pode ser considerado um complemento ideal para a dieta do vegetariano.
  • Com a compra da fruta do Açaí podemos contribuir, além de um benefício para a saúde, para a proteção da floresta tropical (vantagem biológica), já que, o aumento no consumo desta baga leva ao cultivo de novas palmeiras, enquanto outros produtos, como os palmitos (medula no interior do tronco) para obtê-los implica a destruição da palmeira.