O Senai é uma referência em cursos profissionalizantes no Brasil. Para se inscrever é necessário realizar a matrículas Senai 2021. Entenda quais são as modalidades oferecidas pelo Senai:

  • Educação básica: Educação Infantil, focada no ensino para crianças de 4 meses a 5 anos de idade, pautado pelo princípio de que crianças são naturalmente curiosas, criativas e inventivas e pela prática educativa com a mão na massa; Ensino Fundamental, um ensino voltado para a prática, que desenvolve competências de natureza cognitiva e sócio emocional para despertar uma visão empreendedora nos alunos, Ensino Médio Integrado, uma formação completa, voltada para quem quer mais do Ensino Médio, com duas opções além dele: formação técnica ou itinerário Steam. Contra turno, um ensino que promove o aprendizado a partir da prática, com atividades mão na massa que despertam competências essenciais para o jovem desde século nas áreas de robótica, mídias e ciências e Educação de Jovens e Adultos, em que o ensino focado em quem quer concluir seus estudos dedicando-se ao crescimento pessoal e profissional.
  • Educação profissional: Curta Duração, cursos rápidos de Iniciação, aperfeiçoamento e qualificação direcionados para a formação profissional em diversas áreas de atuação, Curso Técnico, que são cursos completos, focados no mercado de trabalho e na formação técnica para atuação mais estratégica na indústria, Aprendizagem Industrial, com cursos que formam jovens aprendizes e oportunizam a experiência profissional a partir de atividades teóricas (desenvolvidas no SENAI) e práticas (desenvolvidas nas empresas).
  • Educação superior: Graduação, com cursos credenciado pelo MEC e com diversas áreas de formação; Pós-Graduação, com cursos de nível superior, credenciado pelo MEC, que especializa o profissional na área escolhida e permite uma melhor colocação no mercado de trabalho e Extensão Profissional, com cursos voltados para o aperfeiçoamento profissional, com duração mais curta do que a pós-graduação e alta qualidade no ensino.

Áreas de ensino 

Lembrando que a oferta dos cursos depende da cidade em que a matrícula for realizada no caso dos cursos presenciais. As áreas dos cursos disponíveis são: alimentos e bebidas, automação e mecânica, automotiva, biocombustíveis, celulose e papel, cerâmica e afins, construção civil – edificações, construção civil – pesada, construção naval, couro e calçados, educação, eletroeletrônica, energia GTD, energias renováveis, energia sucroalcooleira, gemologia e joalheria, gestão, gráfica e editorial, gráfica e mídias impressas e digitais, logística, madeira e mobiliário, meio ambiente, metal mecânica – fabricação mecânica, metal mecânica – mecânica, metal mecânica – metalurgia, metal mecânica – soldagem, metrologia, minerais não metálicos, petróleo e gás, polímeros, química, refrigeração e climatização, segurança no trabalho, telecomunicações, têxtil, têxtil e vestuário, TI – hardware, TI – software, transporte aeronáutico, transporte ferroviário e vestuário confecção.

Os cursos são ofertados de forma gratuita ou pagante, depende da modalidade, curso e da unidade que está ofertando. Então o recomendado é ficar sempre atento ao site oficial do Senai para visualizar os cursos com matrícula aberta. Uma boa dica é colocar alarmes semanais ou quinzenais no celular para lembrar de dar uma olhadinha nas atualizações do site, pois às vezes na correria do dia a dia acabamos não lembrando de ver com recorrência. Lembrando que o Senai também está implementando o Ensino a Distância em alguns cursos.