Licenciamento 2021 SP

No estado de São Paulo, o licenciamento de veículos é cobrado todos os anos, assim como nos demais estados brasileiros. O imposto é cobrado sobre veículos em circulação, com pouquíssimas exceções (para saber quais são elas você deve consultar o site da Fazenda), e é obrigatório. O atraso no pagamento gera multas e taxas administrativas, e o veículo que for pego em uma blitz com o documento irregular poderá ser apreendido e o proprietário, multado e pontuado na CNH.

LICENCIAMENTO 2021 → Consulta Detran, Taxa, Calendário, Pagamento

O licenciamento 2021 SP consiste em dois outros documentos: o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e o seguro DPVAT (Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre). O pagamento de ambos é obrigatório e somente após a quitação de ambos e de quaisquer outros débitos junto ao DETRAN SP, o motorista poderá ter o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido sem empecilhos.

Ele garante aos fiscais responsáveis que o veículo está de acordo com as normas de segurança e ambientais, pois o imposto inclui uma vistoria realizada no veículo. O carro, moto ou outro veículo deve estar em bom estado para não por a vida de passageiro, motorista e pedestre em risco. Assim como não poluir o meio ambiente com a emissão de gases poluentes, que não têm o filtro necessário para circulação. As multas podem ter valor alto e a pontuação na carteira de motorista, também. Confira os prazos para evitar dores de cabeça.

O proprietário do veículo deve consultar os valores e prazos junto ao site do DETRAN SP. Lá é disponibilizado o calendário anual de licenciamento, onde os motoristas podem consultar valores, prazos, formas de pagamento e datas de parcelamento. Você pode consultar online, mas caso prefira, é também possível consultar junto a uma agência do DETRAN SP.

Já online, ao acessar o site do DETRAN SP o proprietário já encontra a opção “Consulta”. Basta preencher as informações como numero do RENAVAM () e o número da placa do veículo e você poderá solicitar a emissão da guia de pagamento, que pode ser quitada no próprio site, ou através do internet banking da sua instituição bancária. No site, você pode conferir todos os possíveis débitos em aberto, como multas, taxas, impostos e moras, que podem impedir a emissão da CRLV (o documento do carro cuja apresentação é obrigatória em blitz)

Todas as instituições bancárias aceitam o pagamento do imposto, pode ser em uma agência bancária, por meio de caixas eletrônicos ou até mesmo em casas lotéricas. Os Bancos filiados são: Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, por exemplo.

Caso você prefira aguardar a chegada da guia de pagamento, também é possível. O boleto para pagamento é enviado para o endereço mais atualizado no seu cadastro junto ao Detran. É importante confirmar as informações que lá constam, para que os documentos cheguem até você sem problemas.

Não há como solicitar uma segunda via do licenciamento, o proprietário terá que quitar a primeira via com os acréscimos de juros e moras, e assumir as multas derivadas do atraso. Confira os prazos e evite atrasos consultando a tabela de licenciamento 2021 disponibilizada pelos órgãos responsáveis.