FGV inscrição OAB 2021: Veja aqui como se inscrever!

Todos os anos a Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), realiza três processos seletivos para novos membros da Ordem, cada fase do processo seletivo é dividida em duas etapas. Para FGV inscrição OAB 2021 é preciso ser estudante do último período ou ser formado no curso superior de direito. Lembrando que não há um número limite de vezes que um estudante pode realizar a prova. 

Ainda neste ano, no dia 6 de dezembro irá acontecer a 2ª fase, a prova prático-profissional do XXXI Exame da Ordem Unificado, data prorrogada. O calendário oficial que consta as datas para as inscrições na OAB em 2021 ainda não foram oficializadas e serão divulgadas em breve, entretanto, normalmente elas acontecem em um intervalo de 4 meses ao longo do ano. O valor para a inscrição deste último exame que ocorrerá em 2020 é de R$ 220. 

Como é a prova? 

FGV inscrição OAB 2021: Veja aqui como se inscrever!

A primeira prova da OAB trata-se de uma avaliação objetiva, com duração de cinco horas, em que o examinando precisa responder 80 questões de múltipla escolha. Não é permitido consulta a nenhum livro ou dispositivo e o exame abrange disciplinas que são abordadas ao longo dos 4 anos de graduação, por exemplo, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Direitos Humanos, Código do Consumidor e Estatuto da Criança e do Adolescente. Além dessas disciplinas, também caem nesta etapa o Estatuto da Advocacia e da OAB, assim como o Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina da OAB. 

Quanto às questões, elas são estruturadas com um enunciado e quatro alternativas (a, b, c e d). Cada questão acertada vale um ponto, portanto, é possível fazer de 0 a 80 pontos nesta primeira fase do exame da OAB. 

Já a segunda fase é uma prova denominada “prático-profissional” e consiste em responder quatro questões discursivas, além da elaboração de uma redação. As questões são estruturadas a partir de situações-problemas em que o examinando deve discorrer sobre soluções. Cada questão vale 1,25 ponto. Já a redação vale 5 pontos e aborda temas como Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Civil, Direito Empresarial etc. 

Dicas para a prova

Por ser o documento que legitima a atuação do profissional de direito, este é um passo tão importante quanto passar no vestibular para os estudantes de Direito, por isso é corriqueiro que a preparação para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seja trabalhada ao longo da graduação pela própria universidade. Então, a primeira dica é pensar em um estudo diluído ao longo dos anos de graduação, se organize desde o início da graduação, um ponto de partida é entender o exame e o seu conteúdo e sempre trocar informações sobre o exame com os professores. Além disso, participar de simulados e discussões de questões promovidos pela universidade. 

No dia da prova, atente-se ao horário, tenha uma boa noite de sono, leve água e caneta reserva. No dia da prova de redação, leia todos os enunciados antes de fazer o rascunho, pois podem ter informações cruzadas e complementares para a redação. Acompanhe o site oficial da OAB para ficar por dentro do calendário oficial: https://examedeordem.oab.org.br/