Usar Camtasia para edição de vídeos de tutoriais: vale a pena? Avaliação

Se você está pensando em criar vídeos de treino, provavelmente estás à procura de um software de edição de vídeo. Software que pode gravar sua tela, é simples de usar, e tem uma biblioteca robusta de efeitos embutidos.

Encontrar o melhor software para suas necessidades pode ser um verdadeiro desafio, mas o Camtasia pode parecer uma solução ideal. Para saber se é mesmo, confira aqui a avaliação completa dos recursos disponível no software.

O que é o Camtasia?

Camtasia por Techsmith é um programa simples de edição de vídeo e gravação de tela. Construído com iniciantes em mente, Camtasia permite aos designers criar vídeos de treinamento profissional de forma rápida e eficiente. Está disponível tanto para Windows quanto para MacOS.

No momento desta escrita, Techsmith fornece um teste gratuito de 30 dias para testar o software. Mas esteja ciente de que qualquer arquivo exportado terá uma marca de água. Para usar a versão completa do Camtasia você precisará comprar o software. Em 2020, Camtasia pode ser comprado por uma taxa única de $249,00.

Agora que sabemos o básico, vamos saltar para a revisão. A Camtasia vale a pena? Aqui estão os nossos prós e contras para usar Camtasia para criar vídeos de treinamento:

Vantagens de usar Camtasia na edição

Muito fácil de aprender: configuração limpa e interface de usuário simples, Camtasia é construído para iniciantes de edição de vídeo.

Se você tem experiência limitada editar vídeos, Camtasia é um lugar fantástico para começar. Os botões de efeito visual são grandes e rotulados claramente. Os efeitos podem ser aplicados com um simples drag-and-drop. A linha do tempo tem um recurso snap automático que torna a edição limpa e direta.

Embora não tão robusto como o software de edição de vídeo profissional como o Adobe Premiere Pro, Camtasia vai fazer o trabalho para 70% de suas necessidades de vídeo de treinamento.

Incrível captura de tela: nós testamos todo o software de captura de tela lá fora. O veredicto? Camtasia sopra a competição para fora da água com a melhor característica de gravação de tela absoluta. Não só a resolução é de alta qualidade, é intuitivo de usar. Quando o programa está aberto, um ícone de captura de tela é adicionado à sua barra de ferramentas superior. O que significa que você pode simplesmente selecionar o ícone e começar a gravar o seu ecrã em questão de alguns cliques.

Efeitos de cursor para facilitar a montagem de vídeo de quem faz vídeos tutoriais: em geral, os efeitos embutidos de Camtasia são limitados. Mas seus efeitos de cursor estão fora deste mundo incrível. Estes efeitos de cursor oferecem efeitos automatizados que podem realmente afiar a sua edição de vídeo. Um dos nossos efeitos favoritos do cursor é a suavização do cursor.’Arraste e largue este efeito no seu clipe e remove magicamente os movimentos do rato, tornando todos os movimentos do rato lisos e contínuos. Você pode até Editar e conectar diferentes clipes juntos e (na maioria das vezes) o programa costura-os perfeitamente juntos, impedindo o mouse de “saltar” para diferentes partes da tela.

Interatividade: os vídeos de formação carecem frequentemente de interacção do utilizador, que é crucial para a aprendizagem. A Camtasia permite adicionar questionários interativos diretamente ao seu vídeo. No início, no fim, ou durante todo o vídeo. Enquanto você terá que ter cuidado com suas configurações de exportação para quizzes para ser útil (apenas útil para incorporar em módulos de eLearning). Ainda assim, Camtasia está à frente da curva, fornecendo este recurso que combina a aprendizagem de vídeo com interatividade amble. Para o futuro da aprendizagem, os questionários incorporados em vídeos certamente se tornarão mais proeminentes. Camtasia é a melhor ferramenta para começar a praticar agora.

Acervo de imagens: se você está com pouco tempo e precisa encontrar ativos imediatamente, Camtasia tem muitos dos fundamentos que você precisa. Isso inclui ícones, modelos de introdução, fundos de movimento, faixas de música, e muito mais.- Acidentes e bugs constantes: em comparação com outros programas, nós experimentamos muitos mais acidentes e bugs com Camtasia. Nós editamos nossos vídeos usando o mais novo iMacs disponível e temos problemas mínimos de acidente com qualquer outro software. Por alguma razão, a Camtasia atravessa ondas. Algumas versões são incríveis. Outros parecem ser buggy e fazer o programa cair vezes sem conta. No final das contas, sim, vale a pena usar a plataforma para criar vídeos de tutoriais!