Achocolatado é um leite tipicamente aromatizado com cacau e açúcar.Embora as variedades não-lácteas existam, este artigo foca-se no leite de chocolate feito com leite de vaca.

É muitas vezes promovido como uma ótima maneira de se recuperar de um exercício físico e uma boa alternativa ao leite de vaca normal quando se tenta aumentar a ingestão infantil de cálcio e vitamina D.

No entanto, muitas pessoas se perguntam se o elevado teor de açúcar do leite adoçado ofusca o seu valor nutricional.

Este artigo analisa se o leite de chocolate é bom ou ruim para a sua saúde.O leite é considerado uma proteína completa — o que significa que fornece todos os nove aminoácidos essenciais que o seu corpo precisa.

É particularmente rica em leucina, que parece ser o aminoácido mais envolvido na construção e manutenção de músculos fortes (2 fonte fidedigna, 3 fonte fidedigna, 4 fonte fidedigna, 5 fonte fidedigna).

O leite também é rico em ácido linoleico conjugado (CLA), um tipo de gordura omega-6 encontrada em carne e laticínios, particularmente de animais alimentados com erva. Alguns estudos sugerem que a CLA pode oferecer pequenos benefícios em perda de peso — embora nem todos os estudos concordem (6 fonte fidedigna, 7 fonte fidedigna, 8 fonte fidedigna).

Por outro lado, por ser adoçado, o leite de chocolate contém 1,5 a 2 vezes mais açúcar do que o leite de vaca não adoçado (fonte fidedigna). Mas mesmo assim vale lembrar de que não é todo mundo que pode tolerar essa receita.
Leite de Chocolate contém lactose, um açúcar natural encontrado no leite e outros produtos lácteos.

Muitas pessoas em todo o mundo não podem digerir lactose e experimentar gás, cólicas ou diarréia sempre que os laticínios são consumidos.

Receita de achocolatado natural

Para quem quer ter os mesmos benefícios do bom e velho achocolatado não é preciso abrir a mão do produto. Afinal, as opções caseiras são mais baratas e mais saudáveis.

Ingredientes
  • 2 xícaras de cacau em pó natural (pago R$ 15/kg)
  • 2/3 de xícara de açúcar demerara orgânico (pago R$ 4,5/kg)
  • 1 colher de sopa de canela em pó

Modo de preparo

  • ⠂Misturar tudo num vidro
  • Depois basta misturar com o leite quando for tomar.